É uma grande perda, são mais de 70 anos de memórias dentro do esporte, falou nesta terça-feira, Dirceu Pato, ex-jogador e atual técnico do Batel, em entrevista a REDE SUL.
Pato mantém um blog na web (dirceupato.blogspot.com), através do qual reúne histórias e fotos do esporte Guarapuavano. Para ele, Luiz Cleve Teixeira, o Tio Guarani, falecido nesta segunda-feira, é um grande exemplo que merece muita admiração pelo esforço que empreendeu na preservação da história do esporte guarapuavano.
Para Pato, Tio Guarani, que atuou como o primeiro comentarista esportivo da Rádio Difusora e apresentador de vários outros programas esportivos, era a memória da longevidade do esporte. Como ele conheceu várias gerações durante as sete décadas de trabalho, pode também acompanhar a evolução das equipes, dos atletas e do esporte em geral, frisou ele.
Tio Guarani também foi redator esportivo do semanário Folha do Oeste, onde escrevia uma página com o título 7 dias no esporte. Além disto, ele ajudou na reorganização do Guarapuava Esporte Clube em 1940, o qual se encontrava inativo desde 1934. Fundou no Grêmio Esportivo do Oeste diversas Escolinhas de futebol, defendeu o Grêmio como atleta, posteriormente foi secretário da Associação Atlética Batel. Foi técnico do Grêmio Recreativo Esportivo Madeirit.
O corpo dele foi velado nesta segunda-feira, no hall de entrada da Câmara Municipal de Vereadores e sepultado às 17h30, do mesmo dia, no Cemitério Municipal.
Foto: Arquivo/Nagel Coelho/Rede Sul de Notícias